Wednesday, July 11, 2007

os animais



Somente agora, após 12 viagens ao Pantanal, tirei fotos excepcionais dos animais. Fotos que um fotógrafo de primeira viagem dificilmente consegue tirar. As razões são duas: 1) uma maior compreensão dos animais e do ecossistema – 2) andar sozinho, a pé pelo Pantanal. Após me familiarizar com animais como onças, cobras, abelhas africanas, queixadas e outros, compreendendo a maneira como reagem a presença do homem, tive a coragem de me aventurar sozinho por este habitat selvagem, sem carro, cavalo, arma e outra proteção. Sozinho e a pé, sem ter com quem conversar, tive a grata surpresa de me aproximar até poucos metros de qualquer animal. Eles deixaram de me ver como intruso ou predador, para me perceber como somente mais um do Pantanal, entre tantos outros animais. O auge foi ficar frente-a-frente com a onça pintada (infelizmente sem foto). Eu estava distraído na beira do rio quando ouço um forte esturro atrás de mim. Olhei para trás e ela estava há no máximo 15 metros de distância. Assim que eu a avistei ela sumiu na mata. Aparentava ser uma fêmea, de estatura média. Dois dias depois encontrei com a onça-parda e desta sim consegui tirar fotos. Encontrei a mesma ao longo de uma cerca que divide a fazenda onde eu estava hospedado (grande parte do Pantanal, mesmo do Pantanal selvagem, é propriedade particular).

No comments: