Sunday, March 16, 2008

Caça de trofeus


Ainda falando em fotografia de natureza (principalmente animais) é preciso estar atento a uma armadilha: muitos fotógrafos transformam-se em caçadores de animais e orgulham-se pelo simples fato de terem fotografado um animal difícil de ser avistado, como a onça-pintada. Ouço muitos fotógrafos dizendo: “você tem foto de capivara ? eu tenho... . você tem foto de onça ? eu tenho...” . A fotografia tornou-se uma caça, onde os animais captados são simples troféus. Pouco importa a qualidade da foto, querem somente ter o orgulho de dizer: “eu tenho uma foto de urubu-rei”. Tal atitude é tudo menos fotografia. O fotógrafo, antes de mais nada, tem um compromisso com a qualidade da imagem. Muito mais vale uma foto espetacular de um pombo na praça, do que uma foto medíocre de uma onça no Pantanal. Mas é claro, não podemos tirar o mérito de quem busca uma foto singular da onça. Entre uma imagem espetacular do pombo e outra espetacular da onça, fico de longe com a foto da onça. Mas não podemos nos contentar com o simples registro, precisamos sempre buscar a perfeição.

No comments: