Friday, May 18, 2012

os supostos benefícios do café


                Dia sim, dia não, leio alguma matéria sobre os supostos benefícios de se tomar café. A última foi ontem, no jornal Estadão, afirmando que ingerir, diariamente, 3 xícaras de café diminui em 10% as chances de morte. A afirmação é, em si, absurda, pois pressupõe ser a morte somente uma possibilidade. O vício de linguagem utilizado pelo jornal evidencia a máxima que, há tempos, corre a mídia: café é sinônimo de vida longa e saudável.
                Quantas matérias foram publicadas, nos últimos tempos, sobre os benefícios de chá verde, mandioca, cenoura, beterraba, ervas e outros? Foram algumas, sem dúvida, porém espaças. Um dia se fala da cenoura, noutro da abobrinha, noutro, ainda, do alho; mas a quantidade de vezes em que se fala dos supostos benefícios do café chama a atenção.
                A dúvida que fica é: por que o café? A resposta, mais óbvia, seria o interesse público, pois o café é, praticamente, uma unanimidade nacional. Há, porém, outras unanimidades das quais não se cita, o tempo todo, os supostos benefícios, por exemplo, o feijão, que, sabe-se bem, tem muitas qualidades. A dúvida, por tanto, continua: por que o café?
                A primeira possibilidade que vem a mente é um lobby da indústria do café por esse tipo de matéria. Os produtores e comerciantes de café, podem, através de assessorias de imprensa, estar bombardeando os jornais com reportagens sobre os benefícios do café. Seriam, nesse caso, matérias altamente questionáveis, pois os estudos estariam sendo encomendados pela própria indústria do café. Aliás, por que se estuda tanto os benefícios do café? Quem encomenda tantos estudos? Pergunta interessante.
                Uma outra possibilidade para a existência de tantas reportagens é bem mais polêmica. Transita pelo campo da famosa teoria de conspiração de que “grupos poderosos” estariam alienando a humanidade. O café, sem dúvida, é um estimulante, que transporta o usuário para um certo estado de automatização. É como se lhe dissessem: esqueça cansaço e problemas particulares, tome uma xícara de café e volte à mesa de trabalho, participe do sistema.
                Teorias da conspiração à parte, é bom se questionar a razão que leva a mídia a apertar, exaustivamente, a mesma tecla. O café pode até fazer bem a saúde, mas e daí? Água de coco também faz.

No comments: